20 casos suspeitos de coronavírus em Rio Preto

20 casos suspeitos de coronavírus em Rio Preto

O prefeito Edinho Araújo, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, anunciou medidas de contenção da pandemia. Um caso foi confirmado, mas ainda aguarda o resultado da contraprova no Instituto Adolfo Lutz.

1 – As aulas nas escolas municipais serão suspensas por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março, seguindo o mesmo protocolo do governo estadual. Pais, mães ou responsáveis por alunos que tiverem dúvidas serão orientados nesta terça e quarta-feira pela direção das escolas. Os pais que puderem, já devem manter os filhos em casa a partir desta terça-feira, sem prejuízo de faltas. Também serão suspensas as atividades de contraturno.
2 – A Prefeitura baixou decreto oficializando as seguintes medidas administrativas:
a) Cancelamento de férias e licença prámio e de faltas abonadas dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal por tempo indeterminado.
b) Suspensão do ponto digital em todas as repartições públicas, e orientação para que as empresas prestadoras de serviços ao município adotem o mesmo procedimento.
c) Os servidores com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crà´nicas ou imunidade reduzida, com exceção dos profissionais de saúde e segurança, serão liberados para cumprir jornada em casa (sistema de home office).
d) Estão proibidas as aglomerações com mais de 100 pessoas no município. A secretaria da Fazenda já suspendeu a emissão de novos alvarás para eventos.
e) Será disponibilizada uma linha telefà´nica 0800, operada pela Secretaria Municipal de Saúde e os planos privados de saúde, para tirar dúvidas sobre os sintomas da doença e como proceder caso eles apareçam.

3- Por medida de precaução, equipamentos públicos de lazer, esporte, educação e cultura estarão fechados a partir de amanhã (17), por tempo indeterminado, como a Cidade da Criança, CEU das Artes, Núcleos de Artes, Bibliotecas, CIECC (Planetário), Parques Ecológicos Danilo Santos de Miranda e Joaquim de Paula Ribeiro, Eco Santo Antà´nio, Zoológico Municipal, Piscinas Públicas, Centros Esportivos, Centros de Conviváncia de Idosos, Serviço de Conviváncia de crianças e adolescentes, entre outros.
4 – A viagem do Trem Caipira marcada para o próximo dia 29 está suspensa, e o FIT, realizado em parceria com o SESC, será adiado (proposta inicial: novembro).

IMPORTANTE
- As informações sobre o coronavírus e as medidas de contenção continuarão sendo atualizadas diariamente pelo Comitá Gestor.
- O Comitá reitera que as medidas preventivas são inadiáveis no plano de contingenciamento da doença, mas não há motivo para pà¢nico.
- Nossa recomendação é de que as pessoas que puderem fiquem em suas casas. Essa é a melhor forma de evitar a propagação da doença.

20 casos suspeitos de coronavírus em Rio Preto