Saúde detalha a nova fase do lockdown em Rio Preto

Saúde detalha a nova fase do lockdown em Rio Preto

Em coletiva extraordinária na manhã dessa sexta-feira, (26) o procurador geral do município, Luís Roberto Thiesi, detalhou a nova fase do lockdown que terá o decreto publicado amanhã(27) e começará a valer a partir de segunda-feira, (29).
Segundo Thiesi, está autorizada a retomada de atividades para os mercados, postos de combustíveis e lotéricas, que foram liberadas para o atendimento de beneficiários de programas sociais. Thiesi fez o apelo para que se tenha consciência de que o vírus continua circulando.
As novas regras desse decreto valem até o dia 31 de março.
Miriam Wowk, gerente da Vigilância Sanitária de Rio Preto, informou que nos estabelecimentos essenciais está proibido mais de 1 pessoa por família, orientado que quem não tiver condições de ir sozinho ao supermercado, deverá então solicitar as compras por delivery. Os supermercados estão obrigados a oferecer o serviço.
O estabelecimento que permitir a entrada de pessoas com acompanhantes serão multados. As autuações também serão aplicadas aos clientes que forem flagrados descumprindo o decreto.
Nos 3 primeiros dias, supermercados, hipermercados funcionarão das 06 horas às 23 horas. Será permitida apenas a comercialização de produtos considerados essenciais. Já o Mercado Municipal funcionará das 7 horas às 12 horas e das 13 horas às 18 horas. Ofertas e promoções não devem ser divulgadas. O objetivo é não estimular aglomerações.
Os estabelecimentos estarão obrigados a fornecer uma senha para entrada única do cliente.

Bancos deverão agendar por canal remoto o atendimento presencial.

O atendimento será limitado para uma pessoa por atendente. Sendo proibido a presença de pessoas aguardando a vez dentro do estabelecimento.

Aldenis Borim, secretário de Saúde de Rio Preto, atualizou os dados da Covid-19 no município que desde o início da pandemia registra 55.687 casos confirmados, 1.388 mortes e 50.883 pessoas recuperadas e que não transmitem mais a doença.
A média móvel de casos confirmados de Covid, no dia 13 de março passou a indicar tendência de estabilidade no contágio. Nesse momento a média móvel de casos caiu de 413, para 298 casos. E segundo Aldenis, a queda está relacionada ao sucesso do período de lockdown.

Saúde detalha a nova fase do lockdown em Rio Preto